A respiração
deve ser treinada independente do canto. Os exercícios respiratórios devem
ser feitos diariamente, durante todo o período dos estudos vocais, para
desenvolver e agilizar a musculatura respiratória, pelo menos durante vinte
minutos várias vezes ao dia. Depois de alguns meses, a pessoa terá adquirido
uma respiração mais ampla, realizada sem esforço. O treinamento será contínuo
durante toda a carreira do cantor, mesmo que seja apenas alguns minutos por
dia, associado ou não à ginástica corporal.
Nos casos
difíceis, diferentes procedimentos podem ser utilizados: começar o exercício de
respiração pela expiração, o que pode ser provocado por uma ligeira pressão das
mãos no nível da cinta abdominal e da base do tórax. Este procedimento evita os
movimentos excessivos e desordenados que podem ser conseqüência de uma
respiração infrequente e facilita a inspiração seguinte. Se o indivíduo abre
pouco as costelas, será preciso decompor a inspiração em dois tempos: primeiro
tempo, com um ligeiro avanço da parede abdominal (que se descontrai); segundo
tempo, abertura das costelas e contração da região para-vertebral. Em seguida,
é preciso realizar a inspiração num só tempo e cuidar para que as costelas não
se abram exageradamente.
No canto, a
respiração está submetida a diferentes imperativos: duração das frases
musicais, silêncios breves, intensidade, altura tonal etc., o que implica em
diferentes pressões e modificações da capacidade pulmonar. O cantor deve,
através de exercícios apropriados, treinar diferentes ritmos inspiratórios e
expiratórios respondendo às exigências da música.
Este meio permite dar-se conta de que há momentos nos quais é preciso intensificar os movimentos ativos ou ao contrário moderá-los, economizá-los.
Para prolongar a duração da expiração e desenvolver a musculatura costo-abdominal, o iniciante depois de uma inspiração lenta ou rápida tratará de prolongar a expiração da consoante sss; inicialmente de modo regular em seguida começando devagar e aumentando progressivamente, imediatamente se sente que o aumento só se faz com mais firmeza da musculatura abdominal, isto é com mais pressão.
Durante a
emissão desta consoante, não se deve fazer esforço laríngeo. No início do
treinamento a duração será de dez segundos, em seguida ela poderá atingir
quarenta segundos variando a intensidade para
Entre cada movimento, é bom colocar uma pausa de dois a três segundos depois da inspiração e cinco segundos, pelo menos, depois da expiração. Isto permite aos músculos se relaxarem e facilita a penetração de ar e o controle dos movimentos.
mais ou para menos.Entre cada movimento, é bom colocar uma pausa de dois a três segundos depois da inspiração e cinco segundos, pelo menos, depois da expiração. Isto permite aos músculos se relaxarem e facilita a penetração de ar e o controle dos movimentos.
Aqui tem alguns videos para a Respiração
mas lembrem-se de que ante de qualquer coisa relacionada ao canto faça um aquecimento vocal e corporal
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