quarta-feira, 25 de junho de 2014

A Respiração

       A respiração deve ser treinada independente do canto. Os exercícios respiratórios devem ser feitos diariamente, durante todo o período dos estudos vocais, para desenvolver e agilizar a musculatura respiratória, pelo menos durante vinte minutos várias vezes ao dia. Depois de alguns meses, a pessoa terá adquirido uma respiração mais ampla, realizada sem esforço. O treinamento será contínuo durante toda a carreira do cantor, mesmo que seja apenas alguns minutos por dia, associado ou não à ginástica corporal.
        Nos casos difíceis, diferentes procedimentos podem ser utilizados: começar o exercício de respiração pela expiração, o que pode ser provocado por uma ligeira pressão das mãos no nível da cinta abdominal e da base do tórax. Este procedimento evita os movimentos excessivos e desordenados que podem ser conseqüência de uma respiração infrequente e facilita a inspiração seguinte. Se o indivíduo abre pouco as costelas, será preciso decompor a inspiração em dois tempos: primeiro tempo, com um ligeiro avanço da parede abdominal (que se descontrai); segundo tempo, abertura das costelas e contração da região para-vertebral. Em seguida, é preciso realizar a inspiração num só tempo e cuidar para que as costelas não se abram exageradamente.
       No canto, a respiração está submetida a diferentes imperativos: duração das frases musicais, silêncios breves, intensidade, altura tonal etc., o que implica em diferentes pressões e modificações da capacidade pulmonar. O cantor deve, através de exercícios apropriados, treinar diferentes ritmos inspiratórios e expiratórios respondendo às exigências da música. 


        Este meio permite dar-se conta de que há momentos nos quais é preciso intensificar os movimentos ativos ou ao contrário moderá-los, economizá-los.
        Para prolongar a duração da expiração e desenvolver a musculatura costo-abdominal, o iniciante depois de uma inspiração lenta ou rápida tratará de prolongar a expiração da consoante sss; inicialmente de modo regular em seguida começando devagar e aumentando progressivamente, imediatamente se sente que o aumento só se faz com mais firmeza da musculatura abdominal, isto é com mais pressão.

        Durante a emissão desta consoante, não se deve fazer esforço laríngeo. No início do treinamento a duração será de dez segundos, em seguida ela poderá atingir quarenta segundos variando a intensidade para
         Entre cada movimento, é bom colocar uma pausa de dois a três segundos depois da inspiração e cinco segundos, pelo menos, depois da expiração. Isto permite aos músculos se relaxarem e facilita a penetração de ar e o controle dos movimentos.
mais ou para menos.

Aqui tem alguns videos para a Respiração 


mas lembrem-se de que ante de qualquer coisa relacionada ao canto faça um aquecimento vocal e corporal

Respiração












Nenhum comentário:

Postar um comentário